Carta para Thiago
Foi pelas ruas de Santos que Thiago Varvello Nasser viveu e escreveu a sua história. Garoto nascido no litoral, ele tinha no seu sangue a garra de quem luta, a alegria de quem se diverte e a sabedoria de quem está sempre disposto a aprender. Falar de Thiago é, portanto, falar sobre crescimento e fé no futuro.
Desde pequeno, esse bom rapaz mostrou que chegou ao mundo para explorar. Mesmo não gostando muito de estudar, Thiago amava aprender sobre as coisas e sobre o mundo! Ele era um menino inteligente, divertido, agitado e muito sonhador. Dono de um coração de ouro e de um profundo senso de justiça, Thiago não aceitava a ideia de boas ações isoladas. Ao crescer, tudo o que fazia de Thiago uma pessoa especial se tornou maior e mais forte. Assim, se alguém lhe pedisse ajuda, ele ajudava – sempre pensando para além. Se lhe pedissem dinheiro, ele comprava uma caixinha de balas e entregava dizendo: “venda isso que terá mais dinheiro”.
Inclusive, Thiago era um homem feito de frases. Quem aqui nunca ouviu ele dizendo: “amai ao próximo como a ti mesmo” ou “mesmo que eu caminhe pelo vale das sombras da morte, jamais temerei mal algum”? Cada uma dessas frases representa muito mais do que as palavras aparentam. Elas representam a fé e resiliência de Thiago, a responsabilidade e a esperança, o amor e os sonhos, a família e o seu futuro. Thiago tinha orgulho de sonhar, tinha orgulho de seus sonhos e, mais ainda, tinha orgulho de conquista-los! Em sua loja estava a sua listinha de metas e objetivos. Loja essa que um dia também foi só um sonho.
Ele levava, por onde quer que caminhasse, tudo o que fazia dele o homem que era: os pais, o seu emprego, as amizades verdadeiras. Era cuidando daqueles que lhe deram a vida que Thiago devolvia todo o amor e a dedicação que lhe foram dados. Era amando e ajudando na educação dos seus irmãos que ele deixava registrados os ensinamentos de uma vida de valores e alegrias. Thiago honrava a união, o amor e a amizade. Para além de tudo isso, era a sua vida fluindo.
Thiago era empresário, amava viajar de moto, amava fazer churrasco com a família e os amigos, amava cozinhar, gostava de animais, de piscina e adorava ver a casa cheia, com barulho e muitas risadas. O bom Thiago tinha muitas ambições, mas sem dúvida a maior delas era ver a sua família feliz. Thiago não deixou para viver no amanhã. Ele viveu no hoje, para conquistar os sonhos que lhe impulsionavam.
Por isso é triste e extremamente revoltante saber que a sua vida foi interrompida de maneira tão repentina e cruel, no auge de seus 23 anos de idade. Nessas horas de angústia é preciso, por mais difícil que seja, ter no coração a certeza de que sua história foi digna de ser vivida. Thiago sempre foi e sempre será um marco na vida dos seus. Ele é aquela luz que nunca se apaga e que está sempre brilhando como o Sol. É com orgulho que nos despedimos de sua presença física e é com amor que levamos o seu legado para adiante.