Carta para Raquel
Em todo esse mundo nunca surgiu algo ou alguém que fosse capaz de parar Raquel Peres da Silva; conhecendo a sua própria força e a sua determinação, ela sabia que um dia conquistaria todos os seus sonhos. Foi assim, acreditando em si mesma, que Raquel construiu a sua jornada e fez de si um exemplo vivo de resiliência.
Nascida no município de Fartura, interior paulista, Raquel deixou sua terra natal aos 15 anos e nunca mais voltou. Na capital, a jovem começou tudo do zero, procurando por oportunidades, amizades e espaço. Aos poucos a querida e trabalhadora moça foi conquistando chances, simpatias, laços e credibilidade. Sozinha, Raquel encontrou um grande amor, construiu sua família, ajudou quem precisou de sua ajuda e ainda dedicou tempo para si mesma.
Aos 56 anos a boa mulher se formou em Pedagogia, mesmo período em que viva um rigoroso tratamento para um tumor no colón. Foram dois anos difíceis e desafiadores, mas que nunca tiraram de Raquel a sua alegria, sua força e também a sua vaidade. Dona de lindos olhos castanhos, a boa mãe nunca deixou de gostar de usar batom vermelho, de ler – sua autora preferida era Zíbia Gasparetto, de estar com a sua família e seus amigos, fazia confraternizações ao som de muito sertanejo, adorava taças, principalmente se estivessem com espumantes! Raquel sempre foi assim: alegre, requintada, radiante e bondosa.
Mesmo com as dificuldades trazidas pelo tratamento, essa incrível mulher não se deixou esmorecer, não deixou que o seu brilho sumisse. Recebendo então a notícia que seu primeiro netinho estava a caminho, Raquel se encheu com mais força, mais determinação, para seguir até vê-lo chegar ao mundo. Prontíssima para viver essa deliciosa experiência, a boa mãe pôde compartilhar os seus últimos 22 meses de vida ao lado do pequeno, deixando para ele o maravilhoso e eterno presente que é o inabalável amor de vó.
Entretanto, com o organismo frágil devido ao tratamento rigoroso, Raquel viu o seu quadro clínico piorar. Recebendo dos céus o convite para descansar, ela então aceitou partir para continuar a cuidar dos seus em sua nova casa. Todos que aqui estão têm muita história para lembrar, muito o que a agradecer, muitos ensinamentos para compartilhar e muito amor para eternizar. Raquel soube ser assertiva, respeitosa, amorosa e companheira. Raquel fez o seu melhor e todos aqueles que a amam foram testemunhas disso. Hoje o céu festeja a chegada da doce Raquel e nós aqui nos despedimos com nossos corações cheios de amor e muita gratidão.