Carta para Lurdinha
Foi em Minas Gerais, na cidade de Itapecerica, onde nasceu a menina Maria de Lourdes Mendes Sampaio. Lurdinha, como era carinhosamente chamada, veio de uma família grande. Ao todo eram 26 filhos. A família se mudou para Belo Horizonte quando Lurdinha ainda era menina e parte de sua história foi vivida no estado mineiro.
Foi em sua terra natal onde Maria de Lourdes conheceu o seu grande amor. Casando-se com o Sr. Sampaio, a boa moça se mudou para São Paulo, fixando raízes no Brás. Realizando o sonho de ser mãe, ela deu à luz a dois filhos muito esperados: Tereza Maria e Luiz Carlos. Sempre a frente de seu tempo, Lurdinha trabalhava tanto em casa como fora. Consolidando uma carreira de professora ela ajudou muitas pessoas a conhecerem o poder transformador da educação.
Nas horas vagas a boa mãe se dedicava aos seus passatempos preferidos como pintar, costurar, bordar, fazer bolos e quitutes de confeitaria e também jogar baralho. Lurdinha era prendada, trabalhadora, mãe coruja e uma ótima esposa. A sua família cresceu e com orgulho ela viu a chegada dos seus 5 netos e de seus 10 bisnetos. Foram quase 98 anos completos de uma história belíssima de uma mulher que fez, acreditou, honrou e educou. Crente nos poderes e na graça de Jesus Cristo, Lurdinha enfrentou desafios e venceu provações.
Hoje nos reunimos para dizer “até logo” a uma mulher extraordinária. Lurdinha sempre se fará lembrar num pôr do sol lilás, a sua cor preferida; nos traços dos rostos dos seus descendentes, nas lições de vida ensinadas, nos delicados artesanatos que fez, nas receitas do livro de culinária. Maria de Lourdes viveu uma longa jornada e hoje transcende a convite de Deus Pai. Com o coração cheio de amor deixamos ir a iluminada alma de nossa querida matriarca.