Carta para Neusinha
Existem pessoas que ao longo de sua jornada passam pela vida de muitas, mas muitas outras pessoas; seja por seu trabalho, sua profissão ou seja por seu jeito fácil de se aproximar dos outros. Neusa Reis dos Santos Fontebaci foi uma dessas pessoas que marcam a vida dos outros e a sua marca era sempre um bonito laço de amor, acolhimento, ajuda e proteção.
Neusinha, como era popularmente conhecida, descobriu o seu dom de cuidar e de proteger ainda muito menina. Aos onze anos de idade ela já ajudava a sua mãe a cuidar e criar os seus irmãos. Nascida na cidade de Marília, Neusa cresceu e veio para São Paulo construir os novos capítulos de sua história. Tempos depois, a jovem se tornou mãe e foi mirando os olhos de seu filho Rodolfo que Neusa percebeu que não precisava de mais ninguém. Ela estava completa e a sua vida tinha sentido só por amar o seu pequeno.
Neusinha então foi a cada ano se dedicando mais e mais àquilo que acreditava e àqueles que amava. Conquistando um cargo no Hospital São Luiz, ela trabalhou por 30 anos ajudando, cuidando e acolhendo as mais diversas pessoas, com os mais diversos problemas e as mais diversas dores. A sua empatia, a sua fé e o seu carinho foram essenciais no trabalho com as mamães que perdiam os seus bebês na maternidade do hospital. Oferecendo apoio, atenção e muito amor, Neusinha buscava ajudar de todas as formas possíveis.
Foi com essa boa energia que Neusinha conquistou amizades verdadeiras e se tornou um exemplo entre os amigos. Ela era uma mãe extraordinária, uma avó amorosa, uma amiga carinhosa e uma profissional mais que competente. Quando nas horas vagas Neusa gostava de cozinhar e depois levar os seus quitutes para o hospital para dividir. Passar dias sem ter a família por perto era impossível, o sonho realizado de ser avó fazia com que Neusa não conseguisse ficar muito tempo longe do neto; e era ouvindo louvores que Neusinha também agradecia por cada superação e cada vitória alcançadas.
Há cerca de doze anos Neusa enfrentou um câncer. Com muita fé e muita determinação a doença foi deixada para trás e a boa mãe continuou o seu caminho; mas recentemente a doença retornou ainda mais agressiva. Neusa fez tudo o que podia, realizou sessões de quimioterapia e se doou por completo na luta contra esse mal. Entretanto, o seu organismo fragilizado precisou de descanso e os anjos do Senhor seguraram a mão de Neusa para ela poder descansar.
Neusa, por onde passou, deixou exemplos maravilhosos de como ser, como fazer e como sentir. Ela entendeu que a sua missão era cuidar, era estar perto, era proteger e assim ela fez. Ela fez com quem amava, ela fez com desconhecidos, ela fez com que sofria. Neusinha deixou laços de amor e de amizade espalhados por todo o seu caminho. Hoje ela transcende e nós aqui ficamos. Poderíamos deixar a tristeza nos consumir, mas diante dessa história só podemos deixar o amor se agigantar em nossos corações. Neusa vive eterna em cada boa ação que fez, em cada lição que deixou, em cada carinho que ofereceu ao mundo. É com um sincero “muito obrigado” que nos despedimos de nossa querida Neusa.