Carta para Brioi
A sua trajetória foi intensa, mas vivida com muita honestidade. João Batista de Melo foi um homem que lutou durante anos para se libertar e a sua liberdade por fim chegou trazendo tranquilidade e muita esperança não só para si mesmo como para os seus amores.
Nascido no município de Garanhuns, no estado de Pernambuco, Brioi construiu parte de sua história em São Paulo. De sua infância e de sua juventude pouco se sabe, mas a sua vida como homem adulto foi marcada por uma grande e exaustiva batalha. Por 48 anos João lutou contra os males do alcoolismo. Foi quase meio século entre baixos e altos até que em Dezembro de 2021 Brioi conseguiu finalmente vencer a dependência.
Dono de si e de suas próprias atitudes, Brioi conseguiu aproveitar ainda mais tudo aquilo que lhe fazia bem: as conversas com os amigos, as piadas, os momentos em família e as horas que passava junto ao seu filho George fazendo pães. Como marido, pai, avô e bisavô João pôde se dedicar ainda mais às pessoas mais importantes de sua vida.
Recentemente Brioi passou a comentar sobre dores, dores essas que ficaram cada vez mais fortes. Levado pela família ao hospital, João passou por exames. Um grande susto então se deu: um câncer de estômago foi detectado. Brioi foi encaminhado a uma cirurgia, a qual sofreu a intervenção de uma infecção. João precisou então de uma segunda operação. Com o organismo debilitado e enfraquecido, o bom homem não resistiu.
Ao longo de sua caminhada Brioi muito aprendeu e sentiu na pele sobre as dores do mundo. Há quase um ano ele se levantou e pôde dar a volta por cima. Apoiado por quem o amava ele percebeu que conseguia mais e assim fez. Determinado, João continuou a lutar, mas dessa vez uma luta diferente. Ele lutava para continuar livre. A sua mensagem de autonomia e de liberdade é o seu maior legado. A convite de Deus Pai, João partiu para viver num mundo sem dor, sem sofrimento e com muita luz. É da casa do Senhor onde Brioi olha com muito amor para aqueles que nunca o esqueceram e nunca o abandonaram.