Carta para Vó Maria
O seu coração era de ouro e as suas intenções sempre foram as melhores. Ela muito batalhou para oferecer uma vida digna aos seus e foi com muito amor e respeito que Maria Ulisses da Silva criou suas filhas e construiu um abençoado lar.
Nascida e criada em União dos Palmares, município do estado de Alagoas, Dona Maria veio ainda nova para São Paulo para tentar melhores oportunidades para criar as suas filhas. Determinada, forte, otimista e perseverante Vó Maria sabia que teria que dar 110% de si para conquistar todos os seus sonhos e foi assim que ela se estabeleceu na Vila Maria e construiu a sua história.
Vó Maria trabalhava desde cedo e por isso quando adulta não tinha medo do trabalho. Ela fazia o que fosse necessário para trazer comida e condições dignas para dentro de casa. Dessa maneira a determinada matriarca criou as filhas, os netos e até os bisnetos ela ajudou a educar. A casa cheia era a sua maior felicidade. Poder cozinhar para todos, poder receber a visita de pessoas queridas e poder fazer a todos se sentirem bem era o grande prazer de Vó Maria.
Nas horas vagas e de descanso ela gostava de ouvir as músicas de Roberto Carlos e também de ouvir louvores. Se estivesse acontecendo algum momento de festa ou descontração, Vó Maria nunca recusava uma boa caipirinha de limão. A sua energia boa e sincera demonstrava que Maria estava sempre pronta a ajudar quem quer que fosse. A sua atenção e o seu acolhimento eram oferecidos para quem mais precisasse.
Vó Maria era uma mulher tão forte e tão determinada que mesmo vivendo grandes provações ela continuava buscando ficar bem. Nos últimos três anos a querida mãe sofreu com uma sequência de AVC’s, cada um que surgia a debilitava um pouco até que Vó Maria deixou de reconhecer a família. O último AVC deixou sequelas que a fizeram ficar mais de dois meses internada. Foi durante um sono que os anjos de Deus Pai a convidaram para transcender.
Sendo desde sempre um exemplo vivo de superação, de amor, de trabalho honesto, de bondade e de resiliência, Vó Maria construiu uma trajetória honrada e belíssima. Toda a sua história é motivo de orgulho por cada conquista realizada, por cada bom momento vivido ao lado dos seus amores. É sabendo da importância de se manter viva a memória de Vó Maria que hoje nós a homenageamos e agradecemos por toda a vida compartilhada. Muito obrigado Vó Maria!