Carta para Nilda
Francisca Nilda de Oliveira Simões era mais que uma mãe amorosa, ela era uma verdadeira leoa a proteger a sua família. Nilda superou todas as dificuldades impostas pelo destino para realizar os seus sonhos e com a sua resiliência e a sua garra Nilda pôde enfim viver o maior sonho de sua vida: ser mãe.
Nascida e criada em São José de Piranhas, cidadezinha do estado da Paraíba, Franscisca viveu e construiu boa parte de sua história em São Paulo na Vila Livieiro. Sua vida começou a apresentar os primeiros obstáculos já na infância, quando Nilda perdeu os pais. Crescer sem a presença dos genitores deu à pequena uma vontade gigantesca de um dia poder ser mãe e acompanhar todo o crescimento dos filhos.
O que Nilda não sabia era que para realizar esse sonho ela teria que ser muito forte e corajosa. A moça cresceu e descobriu sofrer de uma doença cardíaca, tão séria que precisava de operação. Após a cirurgia e com todos os cuidados necessários, Nilda esperou até o momento certo para engravidar. A felicidade chegou e se chamou Carlos. O pequeno bebê que Nilda carregou no colo, amou, alimentou cuidou e educou até que se tornasse um homem responsável e bom. A segunda bomba de amor veio quando chegou Emanuelly, a netinha de Nilda.
A família era, sem sombra de dúvidas, o maior tesouro da vida de Franscisca. Ela trabalhou muito como doméstica para garantir boas condições para os seus amores. Se aposentando cedo, Nilda teve a oportunidade de aproveitar bem a vida ao lado do filho, da neta e da nora. A doce mãe gostava de assistir séries e filmes, de degustar comida japonesa, gostava de paparicar a netinha, de cozinhar as comidas preferidas dos seus amores e estava sempre disposta a ajudar todo mundo. A cor preferida de Nilda era o básico e obstinado preto.
Outra história de superação vivida por Francisca foi a recuperação de seu filho após um grave acidente, há 15 anos. Com sua fé e seu amor, Nilda orou para Deus para que não levasse o seu menino e Deus atendeu a sua prece. Em relação a sua saúde, Francisca além de conviver com os cuidados para com o seu coração também convivia com a fibromialgia. As dores que ela sentia, principalmente nos pés, eram horríveis e por isso necessitava de medicamentos. A sonolência causada pelos remédios foi a responsável por uma broncoaspiração de um vômito. Esse fato resultou em uma grave e fetal infecção.
Nilda viveu em nome de seus sonhos e o maior deles era construir uma família. Valente, corajosa e determinada Franscisca nunca fugiu, pelo contrário, enfrentou tudo com a cabeça erguida e o peito aberto. Deixando lições valiosas de uma alma iluminada, a querida mãe parte após deixar o seu melhor para os seus e para o mundo!